Painel Administrativo: Alguns passos e sua Loja está pronta!

Altere cores, banners e adicione conteúdos dinâmicos

Cadastre seus produtos com fotos e descrições

Gerencie os meios de pagamentos disponíveis da loja

Adicione na página principal os produtos em destaque

Cadastre seu CEP e o sistema calcula o valor adicional

Adicione Banners para direcionar promoções e outros

Configure seu endereço, telefone e e-mail para contato

Acompanhe os visitantes online e o andamento dos pedidos

conheça melhor as tarefasmais

A estrutura do painel administrativo

A Loja Virtual vem pronta para o uso. Você cadastra os produtos e começa a vender. Sem se preocupar em instalar nada. Essa é a grande vantagem!

admin-painel-de-controle

O Painel Administrativo fornece uma visão geral sobre a Loja Virtual com o resumo de todas as informações necessárias para o gerenciamento do seu negócio online com 4 itens principais: Total de Pedidos, Total de Vendas, Total de Clientes e Clientes Online.

Informações complementares como Mapa de Vendas, Gráfico de Vendas,  Atividades Recentes dos Clientes e Últimos Pedidos ajudam o administrador da loja entender o comportamento do seu negócio e tomar decisões acertadas sobre novas ofertas, cupons de descontos e outros.

O menu Catálogo é o gerenciador dos produtos da Loja Virtual. Confira os principais recursos disponíveis:

  • Cadastrar produtos ou serviços;
  • Cadastrar Departamentos em Subcategorias para os produtos;
  • Criar as Marcas ou fabricantes dos produtos;
  • Configurar opções adicionais como cores e tamanhos;
  • Inserir atributos como a tensão de funcionamento (110 ou 227v);
  • Disponibilizar manuais de uso ou qualquer arquivo para download;
  • Gerenciar os comentários postados para os produtos;
  • Configurar as páginas de informações ao cliente como Termos de Uso e Política de Trocas.

Geralmente é no menu Catálogo que o gerenciador da Loja Virtual mais atua porque depois que a loja estiver toda configurada é normal que novos produtos ou serviços sejam adicionados ou editados, seja para uma promoção ou atualização do estoque.

O menu Extensões permite a instalação de módulos externos compatíveis com o Opencart 2.0.3.1. Disponibilizamos os melhores módulos já instalados.

Além do instalador de módulos, o menu Extensões possibilita diversas opções fundamentais para o bom funcionamento da loja:

  • Customização de todos os módulos instalados como Redes Sociais;
  • Configuração do Frete dos Correios e criar valores fixos de frete para determinada região;
  • Gerenciar os portais de Pagamentos ou criar novos;
  • Gerenciar os tipos de pedidos da Loja;
  • Gerenciar os Alimentadores que são fontes de dados para a Loja;
  • Gerenciar sistemas Antifraudes que podem aumentar pedidos falsos.
O menu Vendas é o principal item de gerenciamento do negócio, portanto ele não contém configurações de alimentação da loja. Sua principal função é dar informações sobre o andamento do negócio, Confira as funções:

  • Listar Pedidos;
  • Visualizar Pedidos e Editar;
  • Listar Assinaturas;
  • Visualizar Assinaturas e Editar;
  • Listar Devoluções;
  • Listar Clientes e Criar campos especiais para os cadastros;
  • Listar IPs Banidos;
  • Criar Vales Presentes e Temas; e
  • Relatórios de Vendas do PayPal.
O menu Marketing geralmente é o gerenciador das campanhas que visam alavancar as vendas, permite o gerenciamento de algumas tarefas especiais:

  • Criação de Campanhas e o monitoramento dos resultados da campanha com informações sobre as visitas geradas e o total de pedidos;
  • Gerenciamento dos Afiliados que são como vendedores da loja com usuários separados com percentuais de comissão individual;
  • Inclusão de Cupons de Descontos; e
  • Sistema de Informativos para enviar campanhas aos clientes cadastrados podendo direcionar às campanhas criadas.
O menu Configurações é um importante item da Loja Virtual com quatro itens principais.

No item Loja as principais informações da loja está neste item, é possível configurar os seguintes itens:

  • Informações Gerais como nomes, endereços, contatos e horários e funcionamento;
  • Título da página, descrição e o tema de cores predominante;
  • Localização física, idioma, Moeda e Unidades de medida e peso;
  • Opções sobre a forma como os produtos são apresentados, como os comentários são aceitos, limites para o vale presentes, como os impostos são apresentados e detalhes sobre estoque, afiliados e devoluções;
  • Alteração do logotipo e o tamanho que cada imagem da Loja será exibido para os visitantes. e
  • Opções Avançadas para a manutenção da loja e monitorar as visitas pelo Google Analytcs.

O item Design é responsável pela montagem da Loja Virtual suas principais funções são:

  • Em Layouts pode-se alterar a ordem como os itens da loja são exibidos. Seja o banner rotativo ou imagens fixas criadas em MÓDULOS poderão ser adicionadas em cada tipo de página criada para a loja;
  • Em Banners é possível criar quantos banners rotativos for necessário e depois adicionado no menu Layouts.

No menu Usuários o administrador geral da Loja pode criar novos usuários e limitar as permissões dos recursos disponíveis para cada grupo de usuário.

O menu Dados Auxiliares permitem a configuração de uma grande variedade de funções, veja:

  • Em localizações é possível cadastrar filiais da Loja cadastrando endereços físicos e contatos diferentes da Loja principal;
  • Adicionar e editar Idiomas;
  • Adicionar e editar Moedas;
  • Situação de Estoques;
  • Situação de Pedidos;
  • Situações de Devoluções;
  • Soluções de Devoluções;
  • Motivos de Devoluções;
  • Configurações de Países e Estados;
  • Regiões Demográficas de venda;
  • Configurar impostos como ICMS ou criar qualquer outro; e
  • Configurar as Unidades de Medidas e Peso dos produtos.
O menu Ferramentas não fornece opções de configuração, mas há alguns itens muito importantes, veja:

  • Uploads exibe uma lista dos uploads inseridos pelos clientes em  produtos ou serviços que tenham sido cadastrados e adicionados opções de envios de arquivos;
  • Backups e Restauração completo da Loja Virtual; e
  • Log de erro permite examinar qualquer problema na programação do sistema.
O item Relatórios fornece informações sobre o resumo geral da Loja Virtual. É possível tomar as melhores decisões com base nos respostas que os relatórios fornecem:

  • Em Vendas pode-se extrair relatórios sobre os pedidos, impostos, fretes, devoluções e cupons;
  • Em Produtos, os relatórios exibidos mostram quais produtos são mais visitados e vendidos;
  • Em Clientes, os relatórios mostram os clientes online, as atividades dos clientes na Loja, os Pedidos, Pontuações conquistadas e as transações; e
  • Os relatórios de Marketing fornecem informações sobre os valores arrecadados pelas campanhas, as comissões pagas e as atividades dos afiliados.

O Menu Lateral é a Âncora do Painel Administrativo, possui subgrupos com todas as funções do painel. Também pode ser recolhido em forma de ícones para liberar espaço para o conteúdo central.

Catálogo